Brasil quer usar Luz para Todos como base para cooperar com inclusão energética de outros países


Governo assinou nesta quarta-feira (31) plano de transição energética com a Agência Internacional de Energia (EIA). Acordo também envolve compartilhamento de dados e discussão de políticas de eficiência. Programa Luz para Todos chega em área que nunca tiveram energia elétrica
Divulgação
O Brasil vai cooperar com outros países em programas de inclusão energética, nos moldes do programa Luz Para Todos. Nesta quarta-feira (31), o governo assinou um plano de transição energética nesta quarta-feira (31) com a Agência Internacional de Energia (EIA).
O objetivo é usar a experiência brasileira na promoção do acesso a energia em países emergentes e em desenvolvimento. O plano também envolve compartilhamento de dados e discussão de políticas de eficiência energética.
“Com a nossa experiência, podemos ajudar as demais nações, para além da questão da transição energética, a combaterem a pobreza energética, se espelhando no nosso Luz para Todos”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Segundo o ministro, o Brasil está contribuindo por meio da estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE) com países que ainda têm altos números de pessoas sem acesso à energia em suas residências.
Silveira disse que recebeu um convite da ex-presidente Dilma Rousseff, hoje no Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), para colaborar com países na África.
Além disso, disse ter procurado a Organização das Nações Unidas “para que a gente possa elevar toda a nossa expertise de pobreza energética para que possamos contribuir com a pobreza energética de outros países”.

Bookmark the permalink.