Taxa Selic: há sinalização de que pode haver uma redução, mas o governo esperava mais


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 13,75%. Foi a quarta reunião do Copom neste ano. Em todas as ocasiões, o comitê decidiu não alterar o nível da taxa básica de juros. Ana Flor fala sobre o Banco Central e a nova taxa Selic
Reprodução/GloboNews
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (21), manter a taxa Selic em 13,75% ao ano – patamar em vigor desde agosto de 2022. Apesar do tom mais ameno do comunicado, fontes ligadas governo informaram ao blog que gostariam de uma sinalização ainda mais forte de que a redução já começa na próxima reunião.
A avaliação é de que já haveria um ambiente para reduzir a taxa Selic em agosto.
A decisão foi aprovada pelos sete atuais diretores da Casa – o presidente e mais seis. O resultado já era esperado pelo governo, mas há uma sinalização de que pode haver redução em agosto.
Se comparado com os últimos comunicados, há um tom de mais ameno, reconhecendo uma melhora do cenário externo. Dúvidas sobre o texto final do Arcabouço Fiscal também colaboram para uma resistência da inflação no país.
Os dois diretores indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Banco Central ainda não foram sabatinados. Segundo Ana Flor, o comunicado traz indicações sobre a possibilidade de redução da taxa de juros.
O comitê também avalia que há uma resistência, especialmente, em chegar à meta de inflação, estabelecida pelo governo.

Bookmark the permalink.