Censo 2022: vacinação prévia contra Covid permitiu que Paquetá recebesse teste de coleta de informações


Contagem da população foi adiada duas vezes por causa da pandemia. Local foi usado como base para todo o país. Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, foi usada como teste para o modelo do Censo 2022
Divulgação/ IBGE/ Cal Guimarães
A Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, teve papel fundamental na realização do Censo 2022, já que foi o lugar escolhido para o teste do modelo usado na coleta de informações.
Após dois adiamentos da contagem da população por causa da pandemia da Covid, a ilha foi considerada como o local ideal para as primeiras análises por ter a população imunizada contra a doença. A sugestão foi da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A população adulta da ilha começou a ser vacinada em junho de 2021, em uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os moradores foram voluntários para medir os efeitos da vacinação contra a Covid em larga escala na população.
“Como testar um censo numa pandemia? Tem que botar o censo na rua, mas como colocar na rua sem testar? Precisávamos testar. E aí sugeriram: ‘Por que não fazem o teste do censo em Paquetá?’ E enchemos a ilha de pessoas com os coletes [usados pelos recenseadores]. O conselho diretor ia toda semana para acompanhar o censo em Paquetá, que estava vacinada”, contou Cimar Azeredo, presidente do IBGE.
LEIA TAMBÉM:
Censo 2022: veja o resultado nas 92 cidades do Rio de Janeiro
População do RJ cresce 0,40% em 12 anos e chega a 16.054.524
Confira o aumento da população ao longo das décadas
IBGE realizou prévia do Censo 2022 na Ilha de Paquetá
Divulgação/ IBGE/ Cal Guimarães
Com a população amplamente imunizada contra a doença, em setembro de 2021, agentes do IBGE foram às ruas e visitaram todos os domicílios da ilha. Os dados preliminares mostraram que 98,1% dos ocupantes dos domicílios particulares permanentes foram entrevistados, sendo que em 0,8% o morador estava ausente, e em 1,2% houve recusa.
A população total recenseada foi de 3.612 pessoas — 46,4% homens e 53,6% mulheres. Porém, os resultados com os recortes mais detalhados do IBGE, como bairros e regiões administrativas, ainda não foram divulgados.
A capital do estado, que no ranking nacional aparece como a segunda cidade mais populosa do Brasil, perdeu 109.023 habitantes. A redução foi de 1,7%, passando de 6.320.446 pessoas em 2010 para 6.211.423 em 2022.
Testes para o Censo 2022 também foram realizados em Engenheiro Paulo de Frontin, no interior do Estado do Rio de Janeiro.
O modelo de testes usado na Ilha de Paquetá foi levado também para outras cidades dos 26 estados e no Distrito Federal. Aperfeiçoado, ele começou a ser usado no dia 1º de agosto de 2022 em todo o país, data oficial do início da coleta de informações.
População vacinada contra a Covid contribuiu para que a Ilha de Paquetá fosse usada para teste do modelo usado no Censo 2022
Divulgação/ IBGE/ Cal Guimarães
Recenseadores do IBGE na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro
Divulgação/ IBGE

Bookmark the permalink.