A ideia será levada ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Ministro participou da 6ª edição da Abertura da Safra Mineira de Cana-de-Açúcar, em Uberaba. Ministro Alexandre Silveira em Uberaba
Edy Fernandes/Divulgação
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou uma proposta de aumentar de 27,5% para 30% o teor de etanol na gasolina. A ideia, que será discutida na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), foi apresentada durante a 6ª edição da Abertura da Safra Mineira de Cana-de-Açúcar, em Uberaba.
Segundo o ministro, será criado um grupo de trabalho dentro do CNPE para discussão da medida. “Este aumento deverá acontecer de maneira gradual, com previsibilidade e transparência. Vamos fazer essa avaliação técnica junto com a indústria automotiva e o setor produtivo de etanol para dar segurança aos consumidores”, declarou o ministro Alexandre Silveira.
Compartilhe no WhatsApp
No evento, Alexandre Silveira ainda reforçou a criação do Programa Combustível do Futuro. O projeto deverá ser enviado em breve ao Congresso Nacional. “Dentro do Programa, o Brasil vai valorizar a mobilidade sustentável de baixo carbono com utilização do etanol e, ainda, estimular a indústria automobilística a produzir veículos flex híbridos. Outro marco será o incentivo à produção de bioquerosene de aviação, cuja principal matéria-prima são resíduos da indústria do álcool”, explicou.
Ministro participa da Abertura da Safra Mineira de Cana-de-Açúcar
Abertura da Safra Mineira
A Siamig e a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), realizaram, nesta sexta-feira (28), a Abertura de Safra Mineira de Cana-de-Açúcar 2023/2024. O evento foi realizado na Fazenda Santa Vitória, próximo à Unidade Vale do Tijuco, em Uberaba, e contou com a presença de diversas autoridades políticas, parceiros, fornecedores e empresários do setor.
Durante o evento foram apresentadas as perspectivas para a safra 2023/2024. “O setor sucroenergético é fundamental para a pauta da energia limpa e renovável e na transição energética, baseada em uma economia de baixo carbono. Além de comemorar os 20 anos do carro flex”, destacou a Siamig.
Em Minas Gerais, o setor é das mais importantes cadeias produtivas do agronegócio mineiro, com 36 usinas em produção, 108 municípios produtores de cana-de-açúcar e geração de cerca de 167 mil empregos diretos e indiretos.
“Fomentar a indústria sucroenergética é prioridade para o governo do presidente Lula, proporcionando mais sustentabilidade para o setor de combustíveis, melhorando ainda mais nossa matriz energética”, ressaltou o ministro Alexandre Silveira.
LEIA TAMBÉM:
88ª EXPOZEBU: leilões, shows, mostras culturais e eventos técnicos; confira detalhes da programação
📲 Confira as últimas notícias do g1 Triângulo e Alto Paranaíba
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Ministro Alexandre Silveira anuncia proposta de elevar teor de etanol na gasolina para 30%
Bookmark the permalink.