Economia da China cresce 6,3% no 2º trimestre de 2023


O resultado, no entanto, está abaixo dos 7% (ou mais) que os analistas haviam previsto. Entre as grandes economias, a China é a única que terá crescimento econômico em 2020
Getty Images via BBC
A economia da China cresceu a um ritmo anual de 6,3% no segundo trimestre, de abril a junho, segundo dados do governo divulgados nesta segunda-feira (17). O resultado, no entanto, está abaixo dos 7% (ou mais) que os analistas haviam previsto.
Espera-se que a segunda maior economia do mundo desacelere ainda mais nos próximos meses, por causa da fraca demanda do consumidor e de uma frágil demanda por exportações chinesas.
Ainda assim, o crescimento de 6,3% no Produto Interno Bruto (PIB) da China superou a taxa de 4,5% registrada no trimestre anterior.
Em termos trimestrais, a economia cresceu 0,8% em relação aos três primeiros meses do ano.
O resultado abaixo do esperado se deve em grande parte ao rígidos bloqueios em Xangai e outras cidades durante os principais surtos de Covid-19.
No início de 2023, o governo da China estabeleceu a meta de crescimento econômico deste ano em “cerca de 5%”, uma meta conservadora que só será alcançada se o PIB crescer mais rapidamente nos próximos meses.
Dados divulgados anteriormente mostraram que as exportações caíram 12,4% em junho em relação ao ano anterior, uma vez que a demanda global diminuiu depois que os bancos centrais dos EUA e da Europa elevaram as taxas de juros para conter a inflação.
As vendas no varejo, um indicador da demanda do consumidor, em junho subiram 3,1% em relação ao mesmo período de 2022.
A produção industrial, que mede a atividade nos setores de manufatura, mineração e serviços públicos, superou as expectativas dos analistas, subindo 4,4% em junho em relação ao mesmo mês do ano anterior.
O investimento em ativos fixos – gastos em infraestrutura e outros projetos para impulsionar o crescimento – aumentou 3,8%, índice ainda morno no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022.

Bookmark the permalink.