Ana Flor: Governo sugere indicar mulher para a Caixa
Em conversas para construir governabilidade e ampliar apoio no Congresso, o governo pediu ao Progressistas que indique o nome de uma mulher para o comando da Caixa Econômica Federal.
O blog apurou que o pedido ocorreu durante as negociações para abrir espaço para o PP e também o Republicanos no governo.
Os dois partidos apoiaram o ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 e se dizem independentes, apesar de terem parlamentares que querem entrar no governo e que votaram no Congresso de acordo com os interesses do Planalto.
O PP pediu o comando da Caixa e havia apresentado o nome de Gilberto Occhi, ex-presidente do banco e ex-ministro das Cidades. Hoje, a Caixa é comandanda por Rita Serrano.
Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal, durante discurso no Palácio do Planalto
Reprodução/TV BrasilGov
Outras trocas ministeriais também têm como alvo postos ocupados por mulheres – o que causou incômodo dentro do governo e fez o presidente afirmar que não quer reduzir o número de ministras e mulheres em postos centrais.
Segundo uma fonte a par das negociações ouvida pelo blog, o acordo inicial para o Republicanos era o deputado Silvio Costa Filho (PE) ocupar o Ministério do Esporte – hoje conduzido por Ana Moser.
As negociações com o União Brasil vitimaram a agora ex-ministra Daniela Carneiro, que deve deixar o partido. O PP ainda queria negociar o ministério da Saúde, comandado por Nisia Trindade. Lula afirmou que a pasta não está nas negociações.
Segundo um ministro ouvido pelo blog, há um “ataque especulativo” em cargos ocupados por mulheres e uma das explicações é que tradicionalmente elas têm menor proteção política.
Lula iniciou o governo com 11 mulheres no comando dos seus 37 ministérios, além de outros cargos importantes, como as presidências dos dois principais bancos públicos.
Governo sugere que PP indique mulher para comando da Caixa
Bookmark the permalink.