Governo sugere que PP indique mulher para comando da Caixa


Ana Flor: Governo sugere indicar mulher para a Caixa
Em conversas para construir governabilidade e ampliar apoio no Congresso, o governo pediu ao Progressistas que indique o nome de uma mulher para o comando da Caixa Econômica Federal.
O blog apurou que o pedido ocorreu durante as negociações para abrir espaço para o PP e também o Republicanos no governo.
Os dois partidos apoiaram o ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 e se dizem independentes, apesar de terem parlamentares que querem entrar no governo e que votaram no Congresso de acordo com os interesses do Planalto.
O PP pediu o comando da Caixa e havia apresentado o nome de Gilberto Occhi, ex-presidente do banco e ex-ministro das Cidades. Hoje, a Caixa é comandanda por Rita Serrano.
Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal, durante discurso no Palácio do Planalto
Reprodução/TV BrasilGov
Outras trocas ministeriais também têm como alvo postos ocupados por mulheres – o que causou incômodo dentro do governo e fez o presidente afirmar que não quer reduzir o número de ministras e mulheres em postos centrais.
Segundo uma fonte a par das negociações ouvida pelo blog, o acordo inicial para o Republicanos era o deputado Silvio Costa Filho (PE) ocupar o Ministério do Esporte – hoje conduzido por Ana Moser.
As negociações com o União Brasil vitimaram a agora ex-ministra Daniela Carneiro, que deve deixar o partido. O PP ainda queria negociar o ministério da Saúde, comandado por Nisia Trindade. Lula afirmou que a pasta não está nas negociações.
Segundo um ministro ouvido pelo blog, há um “ataque especulativo” em cargos ocupados por mulheres e uma das explicações é que tradicionalmente elas têm menor proteção política.
Lula iniciou o governo com 11 mulheres no comando dos seus 37 ministérios, além de outros cargos importantes, como as presidências dos dois principais bancos públicos.

Bookmark the permalink.