G20: ao lado de ministro de Milei, Yellen diz que Argentina terá período de difícil transição econômica


Secretária do Tesouro norte-americano também afirmou que proteger a população mais vulnerável será um desafio, mas é de extrema importância durante esse período. secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, falou em reunião do Comitê de Finanças do Senado americano.
Reuters
Durante a abertura de uma reunião bilateral entre Estados Unidos e Argentina, realizada nesta quinta-feira (29) durante a trilha de Finanças do G20, a secretária do Tesouro norte-americano Janet Yellen afirmou que o país sul-americano herdou um caminho difícil para a estabilização econômica.
Ela reforçou, no entanto, que o país já tomou passos importantes para restaurar a sustentabilidade fiscal, ao ajustar a taxa de câmbio e visando medidas de combate à inflação.
“Não há dúvidas de que esse foi e continuará sendo um período de difícil transição econômica para a população da Argentina. Proteger os mais vulneráveis durante essa transição será um desafio, mas é vital”, afirmou Yellen.
A secretária do Tesouro dos Estados Unidos afirmou, ainda, que enxerga uma série de possíveis áreas de colaboração entre os dois países no que diz respeito aos tópicos sendo discutidos no G20.
“Eu antecipo uma relação ativa e construtiva entre o Departamento do Tesouro norte-americano e o Ministério da Economia “, disse Yellen.
Em resposta, o ministro da economia da Argentina, Luis Caputo, afirmou que o governo sabia que as medidas implementadas pelo governo do novo presidente do país, Javier Milei, seriam “desafiadoras e duras”, mas reforçou que o país está confiante de que essas iniciativas devem trazer um ponto de inflexão para a economia argentina.
(Esta reportagem está em atualização)

Bookmark the permalink.