Indústrias são responsáveis por mais de 90% da produção da cana-de-açúcar no país. Projeção foi divulgada nesta quarta (6) em evento que marca calendário do setor sucroenergético. Datagro discute planejamento da safra de cana-de-açúcar, em Ribeirão Preto
A quantidade de cana-de-açúcar processada pelas usinas da região Centro-Sul do país deve sofrer uma queda de 9,8% durante a safra 2024/2025, em relação ao período anterior. A projeção foi divulgada nesta quarta-feira (6) pela consultoria agrícola Datagro, durante o evento “Abertura de Safra”, considerado um marco no calendário anual do setor sucroenergético.
Siga o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Segundo as estimativas, as indústrias dessa região, responsáveis por mais de 90% da produção brasileira da matéria-prima, devem moer 592 milhões de toneladas até abril do ano que vem. A safra 2023/2024, por sua vez, deve terminar com 656 milhões de toneladas moídas, estimam os especialistas.
Safra de cana em SP
Reprodução/TV TEM
Presidente da Datagro, Plínio Nastari destacou a expectativa por chuvas abaixo da média nos próximos meses como principal motivo pela projeção de queda no processamento da cana.
“Essas chuvas de março e abril são muito importantes para a determinação do tamanho do canavial e da produtividade no segundo e no terceiro terços da safra. Foram exatamente essas chuvas em março e abril do ano passado que levaram à safra que tivemos em 23/24”, explica.
Nastari também pontuou a chegada do fenômeno La Niña no segundo semestre, o que deve intensificar a falta de chuvas e possibilitar geadas, prejudicando mais a produção.
Além das condições meteorológicas, a alta no consumo de mudas, em meio a uma redução na produtividade agrícola, e a renovação mais tímida do canavial, são fatores que devem impactar a moagem da cana projetou o presidente.
Produção e oferta de açúcar e etanol
Como consequência dos números da safra de cana-de-açúcar, a consultoria também prevê uma diminuição da produção de açúcar e etanol. Veja abaixo:
Açúcar
Safra 23/24 – 42,5 milhões de toneladas
Safra 24/25 – 40,4 milhões de toneladas
Etanol
Safra 23/24 – 33,5 bilhões de litros
Safra 24/25 – 30,4 bilhões de litros
Apesar das reduções na produção, Plínio Nastari afirmou que haverá “pouco impacto” na oferta desses produtos, que também leva em consideração os estoques atuais.
“A oferta de produto final deve ser pouco impactada: 400 mil toneladas a menos de açúcar e 1,78 bilhão de litros de etanol a menos”, destacou.
Colheita da cana em SP
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região